quarta-feira, 18 de maio de 2016

CARTA ABERTA AOS PACIENTES DE ORTODONTIA – ATUAIS E FUTUROS

CARTA ABERTA AOS PACIENTES DE ORTODONTIA – ATUAIS E FUTUROS
Meus amigos, quero falar algo sobre a especialidade de Ortodontia e gostaria de antes de tudo fazer uma analogia entre o ortodontista e o eletricista.
Geralmente, contratamos um eletricista para fazer a parte elétrica de nossas casas ou escritórios, locais importantes, pois passamos a maior parte do tempo neles. Pergunta: Como você escolhe um eletricista? Você procura aquele que alardeia que tem uma chave de fenda nova, e que por isso irá acabar mais rápido, ou você escolhe aquele que alguém indicou e disse que faz um bom trabalho? Todo mundo procura nessas horas um profissional que tenha um histórico, pois sabemos que um trabalho mal feito nos custará tempo e dinheiro, geralmente muito mais do que já se gastou. Como construção é algo comum, pois todo mundo uma hora ou outra se depara com esse desafio, as pessoas já estão mais preparadas e atentas na escolha do profissional e sabem que existem vários tipos de chave de fenda, mas a única coisa que verdadeiramente importa é saber quais são os parafusos certos que devem ser colocados ou apertados!
Vamos para o nosso mundo. Você decidiu que quer corrigir os seus dentes, por motivos estéticos ou mesmo desconforto quando mastiga. Obviamente você vai procurar um ortodontista. Você vai procurar alguém que alardeia que tem um aparelho mágico que corrige os dentes rapidamente, que tem um bráquete transparente que não aparece, que tem um preço irrisório ou vai procurar uma indicação de alguém que já tratou e teve uma boa experiência? Se o seu critério é preço, tipo de aparelho e rapidez, sua chance de se dar mal é grande. Vou dar a você uma opinião de especialista, usando um formato de perguntas e respostas e espero ajudá-lo nas suas escolhas:
1) Existe um tipo de aparelho que faz os dentes se movimentarem mais rápido?
Não, não existe, assim como não existe um shampoo que faz os seus cabelos crescerem mais rápido. O movimento dentário é ditado pela biologia e pode sofrer interferência do tamanho de suas raízes, densidade do osso e mecânica aplicada à eles.
2) Qual é o tempo médio para um tratamento Ortodôntico?
Isso depende muito, mas vamos simplificar. Em um tratamento que não exige extrações o tempo varia de 18 à 30 meses. Com extrações, pode variar de 24 à 36 meses. Alguns tipos de tratamento podem ser ainda mais demorados, como por exemplo, os dentes não apareceram ainda na boca e precisam ser tracionados. Casos muito complexos podem durar até 48 meses. Tudo isso é uma média, e independe do tipo de aparelho que se usa.
3) Você gostou de uma propaganda que diz que com determinada técnica não são necessárias extrações. Isso é melhor, o profissional tem um conhecimento diferencial?
Não, isso é uma grande bobagem. Um tratamento pode ou deve ter extrações e isso é avaliado pelas posições dentárias que você apresenta e também como estão os seus lábios. Se você não consegue fechar a boca e procura um tratamento sem extrações, é provável que a boca fique ainda mais aberta. Mas isso é uma generalização para exemplo, vários fatores são avaliados para se decidir ou não por extrações. Se for necessário, faça sem medo, os espaços serão fechados.
4) Algum tipo de aparelho é melhor que o outro?
Não, aparelhos são todos semelhantes, e são exatamente como a chave de fenda na mão do eletricista, se ele não souber quais parafusos devem ser ajustados, tanto faz se a chave dele é de ouro ou de prata. Quem faz um tratamento ser bom ou ruim é o profissional, NUNCA é o aparelho. O preço que se cobra em um tratamento corresponde ao conhecimento do profissional e as horas dedicadas ao seu aperfeiçoamento. Um cirurgião plástico dá o seu preço pelo bisturi que usa ou por saber onde cortar e suturar? Pense nisso.
O melhor aparelho e mais eficaz ainda é o de metal, que aparece muito, no entanto já existem bráquetes estéticos que apresentam bons resultados e são usados com frequência.
A boca é sua fonte primária de prazer, com ela você come, bebe, fala, beija, e sorri. Dê atenção à ela, invista nela, vale muito mais que um telefone ou uma bolsa e roupa da moda. Usar aparelho não é agradável, assim como não é agradável usar gesso após uma fratura, no entanto tenha em mente o resultado, o prazer de ter dentes bonitos, apresentáveis e com uma mastigação confortável. Não fique comparando tempo de tratamento dos seus amigos, pois uma boca nunca é igual à outra. Você pode ir a um dermatologista que tratou do seu amigo um problema em 2 semanas e o seu tratamento com o mesmo profissional demora 3 meses. Mas são problemas diferentes, bactérias, fungos diferentes....Pense nisso e pare de procurar fórmulas mágicas, rápidas e lindas. Ao procurar um mágico, há uma grande chance de encontrar um bruxo. Se informe, encare o tratamento com seriedade e procure observar a progressão do tratamento todos os meses. Espero tê-lo ajudado. Bom tratamento e um grande abraço de um profissional obcecado pelos resultados, mesmo que o caminho seja difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário