quarta-feira, 18 de maio de 2016

Qualidade das fotos dos Centros de Documentação

Serviço de Utilidade Pública - Colabore, depois reclame ou até devolva....
Meus amigos, documentação ortodôntica é um assunto sério. Tenho comentado em aulas e muitas vezes temos dificuldades para opinar sobre um caso devido à qualidade da documentação, principalmente no que se refere aos lábios em repouso. Quando comento sobre isso os colegas logo jogam a culpa nos Centros de Documentação, o que não deixa de ser verdade, mas a minha pergunta é: o que vc fez ou faz para que isso melhore? Eu moro em Bauru, que é um centro de excelência em Odontologia, e mesmo assim tive que ir conversar com os colaboradores para explicar o que eu quero e porque eu quero....imagino o colega em uma cidade menor, distante dos grandes centros, onde um empreendedor se arrisca a montar um Centro de documentação....antes de malhar, colabore!! Vou aqui dar algumas dicas sobre alguns aspectos que já abordei com os Centros e se vc fizer o mesmo, vai se surpreender com os resultados:
1 - Fotos frontais - Lábios em repouso, sem forçar para fechar (geralmente o fotografo diz: feche a boca. Tá errado). Aqui observamos se o paciente tem secamente passivo, se apresenta anatomia de lábio curto e podemos analisar as consequências do tratamento no final.
2 - Foto de perfil - Cabeça ereta, lábios em repouso - Uma das principais fotos, pois por meio dela podemos analisar a possibilidade de movimentação dos lábios para fora ou para dentro. É disso que se trata a ortodontia afinal!! Quando não existe selamento e o paciente força para fechar, o lábio superior afina e se aproxima do ponto subnasal, mascarando possíveis alternativas de tratamento. A telerradiografia tem que ser realizada com os mesmos princípios.
3 - Sorriso - Tem que ser espontâneo ou posado - Nessa foto analisamos a linha média superior e a curva do sorriso. Explique isso ao fotógrafo, faça ele entender o porque! Ele não sabe!
Isso é um pouco, já acrescenta bastante. Muita coisa do que aprendi foi comparando as fotos iniciais e finais dos meus tratamentos. Se as fotos estivessem ruins, teria perdido informações preciosas.
Vou lhes contar uma história recente: na industria de alicates ortodônticos, frequentemente nos deparamos com alicates deficientes, que não cumprem suas funções. Um exemplo disso é o alicate "V Bend". De cada 10 que eu testava ,1 prestava. Pois um fabricante ficou encucado e pediu para que eu visitasse a sua fábrica. Na linha de montagem do V Bend, achamos a resposta: os funcionários e os fabricantes não sabiam para que servia o alicate, achavam que bastava fazer um V no fio. Depois que expliquei que devia fazer um V, mas necessitava continuar o fio plano, as coisas mudaram.....É isso, nós somos os agentes de mudança. Se você não explicar o que quer, jamais vai ter o que queria!
Be happy




Nenhum comentário:

Postar um comentário