quarta-feira, 18 de maio de 2016

Fotos produzidas em Odontologia

Intrigante. Não sei se devia, mas vou falar....
Ultimamente a fotografia profissional está na moda. Existem inúmeros artifícios que podem melhorar uma foto, desde um bom equipamento até aplicativos, maquiagens e etc...Não tenho nada contra e muito a favor, pois a beleza agrada aos olhos,. Existem colegas fazendo um trabalho técnico excepcional como o Marcelo A. Calamita, o Dickson Fonseca e outros, no entanto me sinto incomodado quando, ao assistir cursos e palestras dirigidas ao público ortodôntico, vejo comparações de antes e depois completamente fora de contexto. Geralmente tem-se uma foto inicial de frente, perfil e sorrindo, feita na consulta inicial ou pelo centro de documentação, o paciente no seu dia-a-dia, saiu do supermercado e foi ao consultório. Nada mais real e normal. Após o tratamento os efeitos no sorriso e na face são comparadas com uma foto de estúdio, com o/a paciente completamente maquiado/a, em ângulos estudados cabelos e pele produzidos, brilho nos olhos e etc...Cá entre nós, qual é o foco do resultado? Como comparar o efeito de uma janela nova colocada em uma casa velha e outra em uma casa nova? A janela faz tanta diferença ou é o entorno? Será que o olhar pode ser enganado? Eu acho que deveriam haver diretrizes: Produção e estúdio ok, mas nas fotos iniciais e finais, ou sem produção nenhuma antes e depois e, para finalizar, umas fotos de estúdio para dar um brilho extra, aí sim entrariam as fotos produzidas. Acho que do ponto de vista técnico, apropriado à especialidade, ficariam mais reais os efeitos obtidos única e exclusivamente pelo tratamento. Sei lá, é minha opinião. Como sempre posso estar errado....mas também posso estar certo. Um grande abraço a todos e que a FORÇA esteja presente em vossos corações!
PS - Veja a foto abaixo. Note como o portão novo muda o visual da casa....Entendeu?


Nenhum comentário:

Postar um comentário